Campanha de incentivo: um impulso à produtividade dos negócios

Campanhas de incentivo são indispensáveis para manter a equipe engajada nos trabalhos e, principalmente, nas vendas

Muito utilizada para motivação de colaboradores, a campanha de incentivo é tradicional no ambiente corporativo. Muitas empresas consideram esse recurso para estimular equipes, principalmente na área de vendas. Apesar de parecer simples, incentivo exige atenção.

Então, tanto em situações simples, como em eventos complexos, não basta apenas entregar prêmios. A campanha de incentivo tem formatos, linguagens e objetivos específicos porque cada tipo de negócio tem um público interno diferente.

Mas, de um modo geral, sua empresa ganha muito ao utilizar essa estratégia. Entre os benefícios estão, por exemplo:

  • Melhora da imagem institucional perante a equipe;
  • Atrai, retém e forma talentos;
  • Satisfaz e fideliza clientes;
  • Promove cooperação e integração;
  • Auxilia gestores na liderança;
  • Aumenta lucratividade/produtividade.

Uma intervenção positiva nos negócios

A campanha de incentivo precisa resolver a questão que a demandou. Geralmente são desafios como baixo faturamento, tensão organizacional, benefícios insuficientes etc. Todavia, a técnica não resolve apenas problemas, mas também os previne.

Por isso, muitas empresas fixam a campanha de incentivo no calendário institucional.

Então, resumidamente, a ideia é engajar os colaboradores na causa da empresa sem pressioná-los. Ou seja, fazer todos se reconhecerem como parte fundamental do negócio, capazes de atingir melhores resultados e obter benefícios.

Nesse sentido, ela é positiva tanto à empresa quanto aos colaboradores. 

Para a empresa:

  • Amplia o faturamento, otimiza custos e facilita a gestão;
  • Dissolve conflitos organizacionais com coletividade;
  • Torna a parceria com os colaboradores mais transparente.

Para os colaboradores:

  • Proporciona benefícios/prêmios, plano de carreira ou remuneração alternativa;
  • Gera Competitividade saudável e sinergia;
  • Produz time autogerenciável em certas atividades.

E quando é hora de pensar em adotar uma campanha de incentivo?

Campanhas de incentivo são indicadas a qualquer instante! Entretanto, é preciso fazer ressalva: apesar de sua eficiência, essa disciplina não pode ser encarada como a “salva pátria” de uma empresa. A estratégia não resolve problemas estruturais de uma companhia.

Nesse sentido, é melhor solucionar buscar solucionar tais questões antes de iniciar uma campanha de incentivo. Do contrário, qualquer medida motivacional corre o risco de ser mal interpretada.

Antes de mais nada, se pergunte: qual é o momento da empresa? Aonde queremos chegar? Por que precisamos mobilizar esforços naquela direção?

Então, com essas respostas, já existem razões para recorrer às ações motivacionais. Ainda não identificou as suas? Veja alguns objetivos, bem como:

  • Alavancar o lucro com urgência;
  • Contornar uma ação do concorrente;
  • Queimar estoques ou finalizar promoções;
  • Aumentar resultados em datas sazonais;
  • Expansão em novos negócios, produtos e serviços;
  • Alinhamento de equipes após reestruturação.

Como montar uma campanha de incentivo que funcione? 

Uma vez que você identificou aonde quer chegar com a campanha de incentivo, considere as bases da estratégia abaixo.

  • Motivação: atração e retenção de talentos para a manutenção das equipes de alto desempenho, com ofertas que estimulem a continuidade do trabalho.
  • Reconhecimento: prestigia os profissionais mais comprometidos, valorizando as qualidades e o potencial de cada membro da equipe.
  • Recompensa: nem toda campanha de incentivo tem, mas é inegável que a entrega de prêmios ou benefícios catalisa toda a ação.

Então, a partir desses três pilares, é hora de fazer o briefing geral da campanha de incentivo com a definição de:

  • Metas coletivas e individuais em curto, médio e longo prazo;
  • Temática, participantes e mecanismo da campanha;
  • Peças de comunicação e estruturas necessárias;
  • Planejamento, cronograma geral e orçamento;
  • Instruções e acompanhamento de métricas.

Toda a ação precisa ser interessante para o público interno, inclusive o prêmio. A bonificação em dinheiro é sempre um coringa, mas viagens, bens eletrônicos, folgas e bolsas de estudo são boas opções para mandar bem nesta ação.

Faça uma campanha de incentivo sem erros!

Atente-se para alguns detalhes que fazem toda a diferença na performance da sua ação. Então, é fundamental sustentar a campanha, mesmo se o objetivo não for atingido. Tenha um plano B para reverter ou atenuar resultados ruins. Veja algumas dicas, por exemplo:

  • Estabeleça prêmios individuais e coletivos para manter a integração;
  • Crie cerimônias de abertura e fechamento, sustentando o clima amistoso;
  • Desenvolva mensagens motivacionais, brindes e dinâmicas;
  • Acompanhe as métricas e use-as como forma de incentivo;
  • Convide mentores ou especialistas para trocar ideias com a equipe;
  • Ofereça pesquisas para identificar problemas no contexto da campanha de incentivo;
  • Contrate uma assessoria especializada em ações de marketing.

Atualmente, para se construir uma employer brand (marca empregadora) que atraia bons talentos, é indicado ir além do bom salário e dos benefícios contratuais. Então, por essa razão, o marketing de incentivo mostra que a empresa reconhece e valoriza as habilidades do profissional.

Sabe quem ganha com isso? Seus próprios clientes, que perceberão a presença de bons valores no relacionamento. Portanto, campanhas de incentivo com propósitos e verdades bem equilibradas conseguem entusiasmar tanto a empresa, como os colaboradores, clientes e parceiros.

Confira mais artigos de nosso blog sobre maneiras para potencializar o desempenho de suas equipes.

Posted on 25/08/2021 in Marketing, Promoção, Publicidade

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