Do inglês, o termo Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Mas você sabe qual é a principal diferença em relação ao marketing tradicional? No inbound, a empresa vai muito além da divulgação da oferta para um grupo homogêneo. Ela desenvolve conteúdos para educar e despertar no prospect o interesse pela aquisição, ao longo de uma jornada. Isso garante uma publicidade mais assertiva, com alta segmentação de público.
No passado, o marketing de interrupções mostrava aos clientes porque tal produto era melhor do que o outro e não se importava com a segmentação de público, tampouco com os conteúdos de valor.
Muitos produtos não eram o que prometiam nas propagandas e pouco se ouvia de reclamação, ao inverso de hoje, onde a verdade é cobrada e a lei também. Já no ambiente digital o Brasil acumula cerca de 120 milhões de pessoas que usam a internet para procurar e comprar produtos e serviços.
Esse público virtual se mostra altamente segmentado, diferente de antigamente, exigindo estratégias de marketing específicas. Diante desse cenário, o inbound marketing veio para atingir esses consumidores.
Uma estratégia tão bem-criada, que virou a maior metodologia das marcas e agências para atrair o consumo de públicos específicos, criando relacionamento e um possível canal de vendas. A técnica aborda o cliente sem incomodá-lo e isso é o que torna a comunicação mais amigável.
Como vender sem vender?
No Inbound Marketing, ao invés de interromper o cliente, a técnica é convidá-lo para conferir conteúdos referentes ao seu interesse. induzindo-o a procurar uma marca depois de ser atraído pelos seus conteúdos.
Isso produz uma relação de confiança, criando divulgadores ocasionais por meio de uma consequência positiva chamada de comunicação bilateral, quando os clientes avaliam bem um produto ou serviço para seus próximos, compartilhando e comentando.
O mais interessante é que o Inbound Marketing se aplica em diversos canais como redes sociais e blogs, usando ferramentas como: e-mail marketing, SEO, call to action, newsletters, marketing de conteúdo e várias outras.
De todos os canais, o destaque vai para as redes sociais, nas quais milhares de pessoas se ocupam todos os dias, em vários horários. Essas mídias respondem bem porque o marketing digital está em todo lugar. Estima-se que 70% a 80% dos usuários da internet localizam lojas nas redes sociais.
O Inbound Marketing fez do conteúdo uma grande sacada para chegar ao consumidor. Uma estratégia eficiente, rendendo:
- um relacionamento mais próximo com o público de segmento adequado;
- leads qualificados;
- resultados rápidos e mensuráveis;
- redução de custos com estratégias pouco eficientes.
Não é por acaso que algumas marcas se tornaram referência no mercado. Contudo, não se trata de um mar de rosas. Para funcionar, você precisa das técnicas certas para fazer o inbound estabelecer a rotina de atrair, capturar, converter, relacionar e vender.
Gostou do Inbound Marketing? Quer aplicar essa estratégia do Marketing Digital na sua empresa? Fale com a gente!
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