Advertorial: o que é e porque ele se tornou uma estratégia publicitária

advertorial

O advertorial é um estilo textual que tem chamado a atenção de muitos negócios. Sua fusão extraordinária entre publicidade e jornalismo é um sucesso, seja em mídia on-line ou impressa. Nela, a própria notícia é quem faz a publicidade.

E essa ideia tem consistência. Uma pesquisa do Instituto Reuters afirma que 91% dos brasileiros se informam pela internet. Mas apenas 65% dos brasileiros confiam em jornais e revistas, segundo o estudo do Trust in the Media.

Além disso, o jornalismo diário e segmentado possui um amplo alcance de público. Por tudo isso, não é estranho que o advertorial seja tão efetivo.

O que é advertorial e qual é o objetivo dele?

O advertorial é uma nota de utilidade pública ou prestação de serviço, na qual a propaganda de uma marca está naturalmente no contexto. Em outras palavras, o advertorial é uma peça publicitária elaborada sob a forma de notícia ou reportagem jornalística.

Que tal um exemplo? O marketing de marca de tira-manchas de tecidos decide publicar um advertorial em uma revista. Logo a matéria poderia propor “Dez formas de tirar manchas com o produto X”.  Ou então “Manchou a roupa? Veja como tirar”, indicando a marca.

Nesse sentido, perceba que a meta central é lançar “um anúncio sem cara de anúncio”, com viés jornalístico. Ou seja, um texto informativo com uma solução dentro do campo de interesse da persona.

Quais são suas características?

A aparência de notícia é básica. Logo, não há venda direta, como em um anúncio tradicional. E para acentuar seu contexto jornalístico é recomendado o uso do lide. Em outras palavras, seis perguntas que o seu texto deve responder. São elas: “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “como?”, “onde?” e “por quê?”.

Esses dados ficam na “cabeça” da matéria. Ou seja, eles atraem e conduzem o leitor até o final, onde estará o call to action. Por exemplo: se um parque infantil publicar uma matéria sobre inclusão social, basta indicar o próprio serviço ao final, valorizando suas qualidades e seus princípios ao longo da matéria.

Também é preciso entender quem é a persona e criar um conteúdo relevante para ela. Nesse sentido, o advertorial de um banco, neste caso, deve entregar o que candidatos a correntistas desejam ler, como redução de taxas de seus serviços e despesas fixas.

Como criar a estrutura do meu advertorial?

Enfim, chegou a hora de botar a mão na massa! Existem ao menos oito aspectos para você considerar na hora de criar seu advertorial. Entre os quais, estão:

  • Cabeçalho.
  • Manchete.
  • Conteúdo.
  • Comprovação.
  • Autoridade.
  • Storytelling.
  • Testemunho.
  • Call to action (CTA).

Aliás, são muito pontos, não é mesmo? Mas calma! Afinal nós explicaremos cada um deles.

Cabeçalho

Nesse espaço é recomendado conter a presença da marca visualmente. Desse modo, o objetivo é valorizar a autoridade da marca no conteúdo.

Manchete

O título da matéria é o que fisga o leitor! Prova disso é que, segundo a consultoria DNPontoCom, sete em cada cada dez brasileiros só leem os títulos das notícias! Além disso, outro importante é usar palavras-chave sugeridas em SEO.

Conteúdo

O grande objetivo é oferecer assuntos relevantes e relacionado ao produto ou serviço. Nesse sentido você pode apostar em conteúdos como:

  • Dicas.
  • Receitas.
  • Tutoriais.
  • Prestação de serviço.
  • Reflexões.

Aliás, nunca é demais lembrar que o texto deve informar com sentido e utilidade. Além disso, não se esqueça de usar técnicas de copywriting com gatilhos mentais persuasivos.

Comprovação

Esse é um aspecto fundamental para seu advertorial. Afinal, ele é que dará embasamento à sua notícia! Em outras palavras, você pode apostar em duas linhas. A primeira: estatísticas e dados de estudos. Já a segunda é trazer entrevistas com especialistas que comprovem a qualidade de seu produto ou serviço.

Aliás, já pensou como essa segunda opção pode ser feita? Um exemplo: “A associação odontológica X recomenda cremes dentais com a substância Y, presente na marca Z.”.

Autoridade

Mencione outras reportagens, premiações e publicações anteriores da marca. Assim você reforça o contexto e traz a marca como voz no segmento. Por exemplo: “a marca X é a melhor do mercado segundo o instituto ABC”.

Storytelling

Você sabe o que é storytelling? Talvez você nunca tenha escutado esse termo. Mas é certo que você fazendo isso há muito tempo! Afinal, storytelling é o ato de narrar um evento em uma história! E ele também não pode faltar em seu advertorial!

Nesse sentido, conte histórias que gerem empatia e identificação com seu público. Mas como fazer isso? Situações e personagens reais podem render histórias cativantes. Por exemplo: uma academia para idosos aborda a saúde na terceira idade a partir das histórias de seu próprio público.

O segredo aqui é pensar em enredos “fora da caixinha”!

Testemunhos

Não há dúvidas que contar histórias sempre é bom em um advertorial! Sobretudo quando há relatos que tragam mais credibilidade. Esse é o gatilho mental da prova social.

Nesse sentido, uma empresa que criou um app para uma empresa pode contar com depoimentos desses colaboradores. Eles poderão contar como o app facilitou o dia a dia no trabalho.

Call to action (CTA)

A chamada pode ser explícita ou não, pois dependerá da proposta do advertorial. Um produto de emagrecimento, pode finalizar com um link discreto “sim, eu quero emagrecer” ou apenas assinando com contato direto.

Por que investir em um advertorial?

Quanto mais o anúncio se parece com uma matéria, mais os leitores se interessam. Ou seja, o poder do advertorial é a venda revestida por um conteúdo relevante. E um advertorial bem produzido traz soluções para as necessidades de seu público.

Contudo a questão vai muito além disso! Em outras palavras, traz benefícios aos anunciantes. Entre os quais:

  • Atrai a atenção do leitor por causa do assunto.
  • A marca se beneficia da credibilidade das mídias jornalísticas.
  • Traz conhecimento pelo embasamento da marca.
  • Transmite autoridade para a voz da marca.
  • Opera bem no meio de funil, com pessoas que já identificaram necessidades, mas que ainda carecem de informações.
  • Gera leads e aumenta as chances de conversão.

Em meio a tantos benefícios, não dúvidas: o advertorial é algo que você deve considerar para divulgação de sua marca ou serviço!

Quer conhecer mais soluções para aumentar a rentabilidade de sua empresa na internet? Então, confira mais textos em nosso blog.

 

Posted on 04/09/2021 in Promoção, Propaganda, Publicidade

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