Jingle, spot ou vinheta: qual é o mais adequado ao seu negócio?

JINGLE

Todo mundo consegue citar um jingle, spot ou vinheta de rádio que marcou a sua vida. Afinal, a propaganda no rádio é um dos mais antigos e tradicionais meios de divulgar sua marca. E, ao contrário do que muitos pensam, o rádio ainda tem seu lugar em uma estratégia de marketing eficaz.

Assim como na TV, os anúncios de rádio têm potencial para atingir um grande público. O rádio também oferece diferentes opções de anúncios, com muitos tipos de anúncios, faixas de preço e alcance de público. Por isso, é um bom meio a ser considerado ao reunir seus esforços de publicidade.

Mas muitos anunciantes ainda têm dúvidas sobre o tipo de anúncio que devem veicular no rádio. O que é mais viável: jingle, spot ou vinheta? De fato, todos eles têm seu valor e servirão para um momento mais adequado.

E nós vamos te ajudar nessa escolha! A seguir, explicamos quais as diferenças e melhores casos de uso entre jingle, spot e vinheta!

O que é jingle?

O jingle talvez seja o mais famoso dos três tipos – ele nada mais é do que uma música curta que divulgue a marca.

O primeiro jingle conhecido no mundo foi feito em 1926, para uma marca norte-americana de cereais. De lá para cá, o uso de jingles cresceu especialmente por causa da facilidade de memorizar músicas que o cérebro humano tem, dando a esse meio publicitário uma grande vantagem.

Aliás, você sabe como fazer para potencializar essa memorização? A resposta é simples! O jingle deve ser rápido, ter palavras fáceis e uma melodia “pegajosa”. A escolha da voz e do ritmo também é importante e deve estar ligada ao perfil do público da marca. Nesse sentido, um jingle deve dizer ao mundo o que você tem a oferecer e que seus concorrentes não oferecem.

Como uma música memorável e que chama a atenção, um bom jingle deve fazer uma declaração sobre o que torna sua empresa única. Isso deixará uma mensagem duradoura, que ficará na cabeça dos clientes em potencial por muito mais tempo depois de ouvi-lo pela primeira vez.

O que é spot?

O spot é a propaganda no rádio em si. Ou seja, é uma peça sonora composta pela voz de um ou mais locutores e incrementada com trilha sonora e outros elementos ao fundo. Ele é utilizado para divulgar um produto, sua marca, uma promoção ou qualquer outro aspecto do seu negócio pelo rádio.

Aliás, precisamos ressaltar que os spots possuem diversas vantagens. Sobretudo quando comparados com seus pares na televisão. E essas vantagens incluem:

  • Alto custo-benefício. É relativamente barato colocar spot no ar, sem contar no longo alcance que o rádio oferece.
  • Ampla segmentação. Afinal, são diversas estações de rádio, cada uma com um perfil de público diferente e você pode escolher aquela ou aquelas que melhor se adequam ao perfil do seu cliente.
  • Alta frequência. As propagandas em rádio garantem a repetitividade que você precisa para entrar (e permanecer) na cabeça do consumidor. Elas também são mais fáceis de memorizar do que imagens ou vídeos.

Por fim, o que é vinheta?

A vinheta é uma apresentação curta da sua marca. Ela pode ser rodada no início e/ou no final dos seus spots de rádio. Essa assinatura contém informações importantes da empresa, como site ou telefone. Desse modo, o consumidor saberá como entrar em contato com ela depois de se interessar pelo anúncio.

Geralmente, a vinheta será padronizada para todas as suas propagandas no rádio. Ou seja, ela será sempre a mesma. A ideia é que ela reflita sua visão e identidade.

Além disso, a vinheta também deve ser fácil de memorizar, pois os ouvintes no rádio, em geral, estão dirigindo ou em outras atividades que os impedem de “guardar” as informações na hora.

Jingle, spot ou vinheta: qual (e como) devo escolher?

Assim como falamos no começo deste texto, cada uma delas possui sua importância na estratégia de publicidade.

Ter um jingle para sua empresa certamente ajudará a mantê-la na cabeça das pessoas. Por outro lado, os spots são indicados para divulgar informações importantes sobre seus produtos e serviços. Já as vinhetas são essenciais para indicar ao consumidor o próximo passo que devem tomar para efetivamente se tornaram clientes da sua marca.

De fato, a escolha pelo formato certo passa por um estudo profundo das estações, programas e segmentos. Além disso, é preciso conhecer bem seu público.

Muito além desses pontos, é importante que você tenha em mãos roteiros criativos e originais para cativar os ouvintes. Dessa forma, os conteúdos se tornam mais versáteis. Afinal, além do rádio, você também utilizá-los em outras plataformas, como Spotify, Youtube Music e, até mesmo, redes sociais.

Quer conhecer mais sobre outras formas de impulsionar a publicidade sua empresa? Então confira mais posts em nosso blog

Posted on 02/09/2021 in Comunicação, Dicas, Promoção, Propaganda, Publicidade

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